Reset mental e social

Lua Nova em Gémeos

Dia 22 de Maio, pelas 17h41, acontece a Lua Nova em Gémeos. Isto quer dizer que temos a Lua e o Sol a fazer uma conjunção neste signo. Além disso, também temos Mercúrio, Vénus e a Cabeça do Dragão em Gémeos.

Esta lunação representa um reinício (reset) no que diz respeito à nossa atividade mental e social. É altura de retomar ligações, de telefonar, matar saudades, pôr a conversa em dia. É altura de receber notícias, querer ler mais, aprender mais, comunicar mais.

Gémeos agita-nos muito, reaviva-nos o entusiasmo e a vontade de brincar e explorar. O nosso sentido de humor fica mais apurado e conseguimos dar mais leveza à vida. Isto porque, de repente, conseguimos ver as coisas sob outros pontos de vista e, mudando a interpretação que fazemos das situações, podemos mudar as nossas respostas e reações, o que tem o poder de alterar a história da nossa vida de uma forma assombrosa.

Mercúrio, o mensageiro (regente de Gémeos), faz uma conjunção com Vénus, o que tem o potencial de harmonizar as nossas comunicações e de nos fazer querer aumentar a beleza nas nossas vidas – comprar roupa nova, cuidar da aparência, mudar o visual, decorar a casa.

Mercúrio e Vénus juntos são um símbolo de conversas e negociações agradáveis. Em geral, temos agora uma oportunidade de melhorar e aproximar relações, bem como uma oportunidade para elevar o nosso valor, a nossa autoestima. Com um pouco de tempo, atenção, dedicação, podemos melhorar áreas das nossas vidas que são essenciais para nos voltarmos a ligar a um sentimento de propósito e de direção.

Há um senão, aqui. Não se pode agradar a gregos e a troianos. Faz parte do processo arranjar formas diplomáticas de discordar. Não precisamos e nem devemos pensar todos da mesma forma. E ainda assim, precisamos de aprender a conviver, a perceber, mesmo que não partilhemos a mesma perspetiva. Precisamos de manter a honestidade e a abertura para escutar, dialogar, discutir diferentes pontos de vista para chegar à solução que for melhor para todos.

A quadratura de Mercúrio e Vénus com Neptuno (em Peixes) pode provocar uma sensação de confusão. Demasiadas ideias, demasiadas informações, demasiadas tarefas em mãos podem trazer um sentimento de esgotamento, vontade de fugir, de esquecer tudo e simplesmente relaxar. Neptuno dá-nos um desejo de idealização que, muitas vezes, leva a desilusões.

E agora vamos ter de fazer o que estiver ao nosso alcance para concretizar o ideal possível. Há coisas que precisam de ser «dissolvidas», de desaparecer da nossa vida. Isto pode ser sentido de forma grandiosa, quando percebemos que temos uma nova forma de ver o mundo, mas também pode ser sentido de uma forma mais mundana, quando perdemos algum objeto, ou ficheiros no telemóvel ou computador.

O desapego é uma qualidade a ser alimentada, porque nos ajuda a lidar com a impermanência que é inerente à vida física (os filhos crescem, a pele enruga, os empregos mudam, relações começam, relações terminam, a vida começa, a vida termina…) e porque nos ajuda a desenvolver um sentimento de Amor incondicional, com respeito pela forma de ser única que cada um tem, um Amor livre de controlos e dependências (deixamos de querer que os outros sejam como nós achamos que eles deviam ser – incluindo os nossos filhos). Quando começamos a aceitar e a aproveitar ao máximo a diversidade – até a diversidade dentro de nós (e principalmente essa), os conflitos diminuem (porque se instala uma comunicação mais saudável entre todas as partes) e tornamo-nos mais capazes de alcançar os nossos objetivos.

Saturno está a apoiar a Lua Nova, o que significa que o que começarmos (ou recomeçarmos) nesta altura é digno de atenção e de dedicação, com resultados duradouros. É altura de renovarmos o nosso sentimento de responsabilidade e de disciplina, reencontrando a alegria no trabalho (ou na parentalidade a tempo inteiro) e permitindo-nos ver as nossas «obrigações» como aquilo que verdadeiramente são: um serviço que nos permite crescer a nível interior, melhorar a nossa vida e, muito provavelmente, melhorar a vida de outras pessoas (filhos, familiares, colegas, amigos, vizinhos…)

Que nesta Lua Nova saibamos aproximar a mente ao coração. Sejam felizes.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: