«A Grande Conjunção» Dezembro 2020

Os compromissos e responsabilidades a assumir por cada um, para criar o futuro de todos.

Os dois maiores planetas visíveis, Júpiter e Saturno, encontram-se no Céu de 20 em 20 anos, aproximadamente. Chamamos-lhe a «Grande Conjunção» e vamos presenciá-la este ano. Será exata no dia 21 de Dezembro, no primeiro grau do signo de Aquário. Nos últimos duzentos anos, realizaram os seus encontros nos signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio), trazendo foco à segurança e desenvolvimento material e consolidação dos recursos. Este ano começamos o ciclo das conjunções em signos de Ar, que durará até 2159 e que traz uma mudança drástica de direção e da ordem estabelecida, levando-nos a repensar os nossos ideais, a forma como nos relacionamos e a restruturar as formas como nos ligamos (ou não).

Saturno entrou em Aquário em Março e desde então que nos tem estado a mostrar o que está mal na sociedade, levando-nos a ter uma maior consciência da contribuição e da importância que cada um de nós tem. Trouxe-nos dificuldades, com o isolamento, a separação e com situações absolutamente novas para nós, onde nos foram apresentadas limitações, obrigações, faltas e falhas.

Atualmente, Saturno está retrógrado, dando-nos espaço de manobra, depois de apresentados os desafios, para fazermos as alterações necessárias e nos habituarmos a elas. O que nos é pedido é esforço, compromisso, foco, responsabilidade, persistência, paciência, sobriedade. Precisamos de desenvolver estas características enquanto sociedade e enquanto indivíduos. Vemos o futuro à porta e vemo-lo diferente daquilo que conhecemos, o que, obviamente, provoca medo, incerteza e insegurança. Isso não deve servir para estacarmos. Agora estamos numa fase de preparação, de reavaliação de prioridades para escolhermos o caminho mais indicado para nós e a melhor forma de percorrê-lo.

Entre Julho e Dezembro, Saturno vai andar novamente nos últimos graus de Capricórnio, antes de reentrar em Aquário. Esta fase tem o potencial para fortalecermos as nossas consciências com tudo o que já conquistámos até agora, com tudo o que aprendemos com o passado. Podemos assim preparar-nos para colocar as nossas capacidades já bem desenvolvidas ao serviço do bem comum e da evolução de todos.

Aquário representa a ideia de «Todos diferentes, todos iguais». E a grande conjunção neste signo pode permitir-nos ultrapassar grandes problemas, que se têm vindo a levantar (e a recordar) que são originados na premissa de separação – por fronteira, por cor de pele, por ideologia, por cargo, …

Júpiter é conhecido como o grande benéfico, traz crescimento, otimismo, sabedoria, uma visão mais alargada, alegria e entusiasmo… É de notar, contudo, que, em Astrologia, os planetas representam dimensões humanas e, consoante a nossa consciência e perspetiva, assim as coisas podem ser mais negativas ou mais positivas. Embora Júpiter tenda a trazer bons resultados e nos ajude a ultrapassar dificuldades, ele pode provocar exageros, crescimentos desmesurados e até lutas pela Verdade e pela «razão» (isto vai desde discussões sobre quem está certo até guerras religiosas).

Portanto, o que vamos experienciar é a junção do grande benéfico (Júpiter) e do grande maléfico (Saturno) no signo que nos põe a olhar para o futuro e que nos lembra de que, somos todos diferentes, mas somos todos iguais. Este acontecimento vai marcar o início e os temas a trabalhar por um período de 20 anos.

Da interação entre estes dois planetas, podemos beneficiar com um aumento de foco e intenção, com maior responsabilidade e capacidade de compromisso. Aliando a perseverança ao otimismo, temos a oportunidade de atingir o sucesso e de concretizar grandes objetivos. Com persistência e paciência, podemos lançar-nos na direção de grandes propósitos e ideais, voltando a dar maior sentido à nossa vida. É uma altura para iniciar ou aprofundar demandas ligadas às nossas crenças e ideais (religião, política, filosofia,…) É uma energia muito boa para conseguir sucesso material.

Contudo, como Saturno estará mais forte, no seu próprio signo, podemos ter tendência para cair numa atitude de controlo e de obrigações, com medo que nos falte algo (ou muito). Uma moralidade exagerada, com um sentido aumentado entre o que é certo e errado pode formar a base de problemas muito graves em confrontos de opiniões díspares demasiado rígidas. A comunicação deve ser sempre facilitada, onde estiver ao nosso alcance. Ideias e crenças antiquadas vão cair e isso não costuma acontecer sem estrondo.

As nossas divergências e diferenças são sublinhadas não para que consolidemos os muros, mas para que contribuamos em conjunto no avanço de todos. Vamos (estamos a) viver isto na sociedade, entre grandes grupos, nacionalidades, religiões, mas também na nossa vida pessoal. Nem todos temos influência direta na política internacional, mas todos temos influência dentro das nossas famílias, dos nossos grupos de amigos (incluindo os conhecidos do facebook), das nossas empresas e associações. E é nosso dever e responsabilidade usar essa influência de forma congruente com os nossos ideais. Isso é verdade sempre, mas vai ser mais óbvio e mais importante agora, que estamos no início de um ciclo importante.

É certo que todos temos dias maus, mas uma gotinha de ódio num dia mau pode tomar proporções gigantescas no futuro. A indiferença ou a frieza podem deitar abaixo relações. A falta de diálogo traz o afastamento. É preciso muito cuidado e atenção para mantermos o foco na entreajuda, na conquista de objetivos comuns, no avanço conjunto, enquanto família, a imediata e a outra, a família humana.

Devemos lembrar-nos de que não estamos todos no mesmo estádio evolutivo. Isto é importante para focarmos a nossa energia no sentido em que queremos crescer e não nos ocuparmos a descer a níveis mais baixos, dando respostas ao mesmo nível das provocações ou agindo de forma menos consciente.

A nível individual, podemos conseguir agora, em geral, uma atitude mais focada, assumindo compromissos sérios em novas direções, que nos vão fazer entrar em projetos de longo prazo. Consoante a casa do mapa pessoal onde cair esta grande conjunção, assim se sentirá a sua maior influência. Leiam de acordo com o vosso ascendente. Se lerem também a informação relacionada com o vosso signo solar ou lunar, terão uma ideia mais abrangente do que poderá acontecer. (Isto não dispensa uma análise pessoal e dos planetas pessoais envolvidos em aspeto com a conjunção, que podem alterar os seus significados).

Aquário

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz o compromisso de criar uma identidade mais estável, mais séria e disciplinada. É provável um avanço profissional, há maior profissionalismo na aparência e na atitude. Há uma maior intenção de sucesso e de conquista de abundância. Tornam-se mais responsáveis e «adultos».

Capricórnio

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz o compromisso em ganhar dinheiro. Há maior delineação de objetivos financeiros. Pode haver compras de valor significativo. Há maior foco em ter recompensas pelo seu esforço. Consegue enfrentar os desafios de nível material/físico de uma forma mais focada.

Sagitário

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz um compromisso com a aprendizagem. Há um maior foco na educação e em adquirir conhecimento que tenha um valor prático, como na conquista de um bom emprego. Vontade de aprender ou desenvolver as suas capacidades técnicas e financeiras.

Escorpião

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz um compromisso com projetos relacionados com a casa e a família. Há um maior foco no lar. Possível compra de terreno, casa ou obras de melhoria. Maior foco em ganhar dinheiro para apoiar o desenvolvimento da família. Grandes eventos dentro da família. Alguns verão a possibilidade de abrir um negócio.

Balança

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz um compromisso com o projeto de ter ou criar filhos/crianças. Estará muito relacionado com o planeamento e o investimento na educação das crianças. Poderá haver avanços importantes na vida dos filhos. A criatividade e a expressão pessoal estarão em grande foco e tomarão uma proporção mais séria, haverá mais investimento de tempo e dinheiro em projetos criativos. Pode haver maior procura de lucro através do jogo.

Virgem

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz um compromisso nos projetos relacionados com a saúde, o bem-estar e a melhoria pessoal. Pode ser altura para subscrever um seguro de saúde, ou para investir mais na saúde, de alguma forma. Há uma maior atenção do desenvolvimento de capacidades. Poderá haver maior dedicação a práticas espirituais. Haverá maior investimento relacionado com a vocação ou com o emprego. Poderá assumir mais responsabilidade no trabalho.

Leão

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz um compromisso com o projeto das relações importantes. Haverá desenvolvimentos grandes nas relações (românticas ou não). Poderá haver casamento. Poderá iniciar-se uma relação com alguém ambicioso ou de sucesso. Poderão haver acontecimentos importantes na carreira do parceiro(a). Poderão formar-se parcerias de negócios.

Caranguejo

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz um compromisso com o projeto de sociedades financeiras. Poderão haver investimentos em negócios. Poderão ter de se tomar decisões financeiras em conjunto. Poderão haver desenvolvimentos importantes nas finanças do casamento. Poderão surgir assuntos ligados a heranças. Poderá haver recurso a empréstimos. Poderá haver um maior compromisso em livrar-se de dívidas.

Gémeos

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz um compromisso com o projeto de cultivar sabedoria através de estudos e viagens. Poderá haver investimento em educação ou um compromisso com uma nova área de estudos, com maior inclinação para economia, ciências e assuntos práticos. Despesas com viagens. Potencial crescimento através de publicações e marketing.

Touro

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz um compromisso com o projeto de sucesso na carreira. Possibilidade de desenvolvimentos importantes na carreira. Ganho de maior autoridade e status na profissão. Maior responsabilidade que leva a uma maior recompensa financeira. Crescimento na reputação, reconhecimento pelos outros do seu valor próprio.

Carneiro

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz um compromisso com projetos relacionados com a comunidade, grupos, envolvimentos políticos, etc.. Há a tendência para se envolver mais profundamente com os grupos a que pertence – amigos, família, organizações – ou para se comprometer com novas associações. Há o aumento da consciência política e maior tendência para o ativismo.

Peixes

A conjunção entre Saturno e Júpiter em 2020 traz um compromisso com o projeto de expansão de consciência e transcendência. Marca o início ou o aprofundamento da jornada interior. Dedicação à descoberta dos mistérios da vida, nova compreensão do karma, da astrologia, … Há a formação de objetivos e ambições focados em valores espirituais. Possibilidade de se assumirem (ou de se assumirem mais) como místicos, meditadores, monges, astrólogos, ou como alguém que se coloca ao serviço da humanidade.

2 opiniões sobre “«A Grande Conjunção» Dezembro 2020

  1. Ana já fizeste uma análise minha e como já tive oportunidade de te dizer, muita coisa bateu certa. Espero que a progressão profissional que vês no signo de aquário se concretize, vivemos numa grande incerteza e tenho tanto medo de ficar sem trabalhar, que estas palavras que li aqui, funcionaram como um estímulo. Obrigada

    Gostar

    1. Neste momento todos sentimos insegurança, Liliana. Tempos de mudança são assim … O importante é não enterrarmos a cabeça na areia. Devemos assumir a responsabilidade de nos esforçarmos por fazer as alterações que são necessárias. Não é e não vai ser fácil. Que tenhamos muita coragem para nos mudarmos onde mais precisamos! Beijinhos 😘

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: