Eclipse Lunar em Capricórnio

5 de Julho de 2020

Cada um tem responsabilidade pelo seu próprio mundo e todos temos responsabilidade pelo mundo de todos

Os últimos dois anos foram marcados por eclipses no eixo de Caranguejo/Capricórnio, e o próximo eclipse, de dia 5 de Julho, vem colocar um ponto final nesta fase.

O Sol transita por Caranguejo, juntamente com Mercúrio. De recordar que este Mercúrio retrógrado exige uma atenção maior para sermos entendidos e para entendermos. Apresenta-nos uma fase para reformularmos a maneira como comunicamos, especialmente a ligação entre as emoções e o pensamento. Uma boa forma de este eclipse se fazer sentir será em ganharmos mestria sobre as emoções. As emoções podem controlar o pensamento, mas o pensamento também pode controlar as emoções.

Qualquer pessoa, com as necessidades básicas satisfeitas, tem o poder de escolher o que pensar e, consequentemente, tem o poder de escolher o que sente. No mundo dito «desenvolvido», é de suprema importância a alimentação que damos ao cérebro. A nossa qualidade de vida depende muito, não apenas de nutrientes, mas das ideias que semeamos na consciência, voluntaria ou involuntariamente.

Mapa da Lua Cheia a 5 de Julho

O Sol em Caranguejo (até 21 de Julho) quer que façamos o nosso melhor por nos sentirmos protegidos, bem nutridos e em segurança nas nossas casas, que nos aproximemos de quem nos é mais querido. É um tempo de alguma nostalgia, com memórias a virem acima, que devemos usar para perceber o caminho que temos percorrido, o que aprendemos e de que formas podemos usar isso para enriquecer o que temos pela frente.

Quando há uma Lua Cheia, como é o caso, a Lua transita pelo signo oposto ao do Sol. Ou seja, como o Sol está em Caranguejo, a Lua estará em Capricórnio, a fazer-lhe frente e levando-nos a ter de equilibrar estas duas energias na nossa vida.

Com a Lua em Capricórnio, os temas relacionados com este eclipse são:

  • estrutura familiar (e social)
  • conquista de objetivos
  • seriedade
  • trabalho árduo
  • esforço, disciplina, perseverança
  • ganho de maturidade, crescimento, envelhecimento
  • caminhar em frente de forma estável
  • desenvolvimento de capacidades técnicas
  • aumento de responsabilidade
  • compromissos
  • restruturação/reorganização
  • estabelecimento de regras e leis

A Lua fará um trígono com Úrano em Touro, o que favorece e facilita as mudanças. Os esforços que encetarmos trarão bons resultados, financeiros ou de valor pessoal. Conseguiremos mais facilmente chegar a resoluções práticas para as questões levantadas nos últimos tempos.

Após a oposição ao Sol, a Lua continua pelo signo de Capricórnio, onde vai encontrar Júpiter, Plutão e Saturno, ainda no dia 5. É tempo de avaliar até onde já chegámos, o que é que já conseguimos. É tempo de perceber o tempo. Ainda que, na verdade, sejamos seres de Luz, que esta não seja a nossa primeira nem a nossa última vida na Terra, cada um de nós tem objetivos especiais para cumprir nesta vida.

Este eclipse vem recordar-nos o alcance do nosso poder, da nossa influência e da nossa responsabilidade. Mostra-nos as formas (positivas e negativas) como os temos vindo a usar. Por um lado, dando-nos espaço para celebrar as pessoas em que nos tornámos, por outro, lança-nos por aquele caminho que sabemos que vai ser bastante trabalhoso, mas que sabemos que é o único que nos levará aos resultados que desejamos há tanto tempo.

Penso que aquilo que toda esta energia em Capricórnio, durante os últimos dois anos e principalmente em 2020, trouxe de mais importante foi uma aprendizagem acerca de responsabilidade e tempo.

Desperdiçamos tempo demais com coisas que nos prendem, que nos anestesiam, que nos tiram poder. E acabamos por «culpar» os outros, as circunstâncias, seja lá o que for… Acabamos também por usar uma expressão sem sentido como «falta de tempo». É impossível haver falta de tempo. Ele é sempre igual, para todos. O que precisamos é de assumir totalmente a responsabilidade de escolher como usar o tempo. Essa escolha será tão mais acertada quanto mais bem definida estiver a nossa escala de valores.

Convido-vos a estabelecerem de uma forma séria e consciente as áreas de vida que vos são mais importantes. A partir daí será mais fácil deixar de desperdiçar tempo e a vida começa a encher-se de sentido. Desta forma, aquilo que eram sonhos ou desejos, tornam-se objetivos facilmente alcançáveis, pela magia da dedicação de tempo.

Tomando a responsabilidade de uso do tempo, podemos ter um corpo mais forte e saudável, podemos ter uma família mais unida, podemos ter relações de maior cumplicidade, podemos desenvolver capacidades técnicas ou criativas, podemos aprofundar a vida espiritual, podemos aprender algo novo, podemos seguir a paixão de um hobby, podemos tornar-nos melhores cozinheiros, melhores pais, melhores cidadãos, podemos tornar-nos melhores pessoas, podemos aproximar-nos daquela imagem ideal que temos de nós e das nossas vidas…

Ou podemos continuar a desperdiçar tempo, a adormecer neurónios, a esquecer sonhos e a apagar vontades… Largando as culpas lá fora.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: