Quem tem «Razão»?

Por estes dias estamos a sentir a quadratura entre Mercúrio e Plutão, que vai ser exata no dia 21 de Setembro.

O planeta que simboliza pensamento e comunicação (Mercúrio) liga-se (muito pouco harmoniosamente) ao planeta do poder, dos segredos, tabus e medos.

Mercúrio passeia por Balança e faz-nos pesar os dois lados (ou os muitos lados) de uma questão. É altura de debates quentes e é MUITO fácil que eles aqueçam demais e se transformem em conflitos de ideias, em que nos tentamos convencer uns aos outros de onde está a Verdade e a «Razão».

Esta é uma fase crítica de abertura de mentalidades e de alteração da forma como comunicamos.

A cabeça do Dragão está em Gémeos até 2022. Isto significa que estamos num período em que devemos procurar múltiplas perspetivas, devemos buscar informação de forma ativa, somos mais impelidos para aprender sobre múltiplos assuntos e somos chamados a pôr o raciocínio lógico em ação. Temos de avaliar até onde deixámos crescer a nossa atitude de credulidade e deixámos de alimentar a nossa mente científica: a parte de nós que tem curiosidade, que questiona, que coloca hipóteses, que testa e verifica o que é Verdade e o que não é.

Uma coisa não é Verdade porque sai da boca de alguém prestigiado, porque é impressa em jornais (ou num blog). Uma coisa não se torna Verdade por ser repetida milhões de vezes. Ou torna?

Galileu foi condenado por afirmar que o Sol e os planetas não giravam em torno da Terra.

Temos, perante nós, uma oportunidade ENORME de investigar e descobrir, de aprofundar o nosso conhecimento sobre o mundo, de alargar ou mudar o nosso conceito de Verdade. E melhor ainda, temos a oportunidade de nos conhecermos a nós próprios, a um novo nível.

Mas para isso, precisamos de questionar, de continuar curiosos, de querer aprender…

E precisamos de vigiar aquele lado de nós que quer ter razão a todo o custo. As tempestades não são só na rua. São principalmente dentro de nós e dentro das nossas relações. Podemos dar por nós a exigir bruscamente algo que seria muito mais fácil de conseguir se o pedíssemos com abertura, honestidade e cordialidade.

Para quem tem vontade de crescer e de desenvolver a sua consciência, estes dias podem alargar imenso os horizontes e transformar, de uma forma muito positiva, a maneira como escutamos e como nos expressamos.

Que os vossos arco-íris sejam belos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: