Começamos o mês de Outubro em cheio, com a Lua!
A atenção vira-se para o «Eu» – o que eu quero, o que eu preciso, o meu corpo, a minha individualidade.

A Lua fará conjunção com Quíron, o «curador ferido», e por isso temos a oportunidade de sentir e perceber o que podemos fazer para curarmos o que precisa de ser curado – talvez seja o corpo, talvez seja a vontade (ou a falta dela), talvez seja a atitude reativa e exagerada…
Nesta jornada de crescimento e melhoria do «Eu», não estamos sozinhos, como é óbvio… Para a Lua estar cheia em Carneiro, o Sol está a iluminá-la do signo de Balança – o signo dos «outros», das relações, da busca do equilíbrio.

É através das nossas interações com os outros que nos vamos conhecendo e que percebemos em que sentido precisamos de ir «limando» a nossa personalidade, em que sentido precisamos de evoluir. Mas é também através dos outros que percebemos a nossa importância, o nosso valor… Uma das coisas que esta Lua nos vem lembrar é de que forma podemos honrar a nossa personalidade única e, ao mesmo tempo, ajudar os outros, fazer a nossa valiosa contribuição em cada uma das nossas relações, no trabalho, etc…
Além disso, continuamos a trabalhar com toda a energia em Capricórnio, que faz quadratura a Carneiro e Balança, na transformação da sociedade.
Portanto, este é um tempo para, realmente, voltarmos a centrar-nos em nós e no nosso caminho, mas sem esquecer a influência que temos nas nossas relações e no mundo à nossa volta.
Não temos poder sobre tudo, mas normalmente, temos mais poder do que pensamos. E se descobrirmos em nós o poder e a capacidade de nos tornarmos melhores, automaticamente estaremos a tornar o mundo melhor, uma pessoa de cada vez.
Marte é um planeta importante nesta fase, já que rege Carneiro e faz aspetos importantes a outros planetas.

Marte está retrógrado, levando-nos a reconsiderar ações passadas a partir das consequências que tivemos. Então, temos de perceber agora que tipo de ações e comportamentos devemos eliminar ou reduzir, porque tiveram maus resultados nos últimos meses, e que tipo de ações e comportamentos devemos retomar, porque sabemos que já nos ajudaram a conseguir objetivos importantes.
A quadratura entre Marte em Carneiro e os planetas em Capricórnio levou-nos a sentir impedimentos e bloqueios àquilo que esperaríamos ser o fluxo normal da nossa vida… Sentimo-nos limitados ou até mesmo travados no nosso avanço. Tudo isto está a servir para tomarmos ações de forma bastante mais consciente daquilo que realmente nos motiva. E a motivação, a intenção, é o mais importante. Ou seja, para conseguir um mesmo objetivo, não há apenas um caminho. E se não estamos a ter bons resultados com o que temos feito nos últimos meses, agora estamos na altura de descobrir o porquê de estarmos a fazer o que temos feito, o que realmente nos motiva lá no fundo. E assim, com conhecimento da nossa motivação mais verdadeira, podemos adequar as ações, contornando os obstáculos (ou fazendo mesmo uso dos obstáculos) para chegarmos aos nossos objetivos.