Renovação de compromissos

Tempo de alinhar esforços com aquilo que é realmente importante

Photo by Felix Mittermeier on Pexels.com

Este ano estamos a trabalhar a quadratura entre Saturno e Úrano e em Fevereiro é a primeira «lição». (Primeira quadratura exacta no dia 17 de Fevereiro).

De um lado temos a tradição, a autoridade, a disciplina, o dever, a responsabilidade… Do outro lado temos o progresso, a rebeldia, a revolução, o individualismo… Estamos perante uma grande reforma nas nossas vidas.

Nesta fase de Mercúrio retrógrado, em que temos mais tendência para nos virarmos para dentro e até para nos relembrarmos do que já passou, devemos aproveitar para descobrir que partes do passado queremos resgatar e reformular. É certo que o caminho é para a frente, mas antes de avançarmos a todo o vapor, precisamos de fazer as malas com as grandes lições do passado.

Pode haver ideias antigas que agora façam mais sentido do que nunca. Pode haver tradições que queiramos retomar, antigas formas de ser que gostaríamos de reformular.

Por outro lado, damo-nos conta, mais do que nunca, que nada voltará a ser como era. E ainda bem. O passado não é, com certeza, um lugar para ficar – é apenas o sítio onde guardamos as ferramentas adquiridas para a vida.

Temos agora maior consciência das nossas limitações, das nossas falhas, das nossas dores, dos nossos traumas… E isso, embora não pareça, é excelente, porque apenas ao tomar consciência de algo podemos agir no sentido da mudança e da melhoria. Só no confronto com o sentimento de não sermos suficientemente bons, suficientemente merecedores, temos a oportunidade de crescer.

Não é tempo de fugir nem de nos fazermos de vítimas. Todos nós já tivemos episódios de vida em que nos sentimos vítimas ou em que cometemos o erro de magoar alguém. É tempo de olhar de forma realista para as nossas imperfeições e de nos esforçarmos por ir mais além. É tempo de voltar ao «campo de batalha», de corrigir erros, tentando reformular a nossa maneira de fazer as coisas. Se resultou antes, excelente. Mas se o resultado foi dor, insegurança, insatisfação, culpa e ressentimento, o que podemos mudar agora? O que podemos fazer de diferente agora, para sentirmos que a próxima noite de descanso é realmente merecida? Para sentirmos que merecemos os nossos dias?

Invariavelmente, para nos sentirmos merecedores da vida e de tudo o que ela nos reserva de bom, temos de nos sentir importantes na vida de outros. Temos de sentir que fazemos uma diferença positiva na vida de alguém.

Isso é sublinhado pela passagem de Vénus à frente de Saturno e em quadratura com Úrano, nos dias 6 e 7 de Fevereiro.

Temos um convite para renovarmos os nossos compromissos com os outros. Temos a oportunidade de fazer algo diferente que permita o estreitamento e o solidificar da relação (das relações). Deveríamos aproveitar para deixar as outras pessoas saberem como são importantes para nós, como fazem a diferença na nossa vida. E devemos procurar fazer algo especial ou único que facilite e harmonize o dia de alguém e lhe mostre como é importante para nós. (coisas simples e fáceis podem ser especiais e importantes – um telefonema, uma refeição, uma brincadeira,…) Isso sim, seria uma bela prática para iniciar ou fortalecer agora!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: