Nutrir rebentos – Lua Nova em Caranguejo

10 de Julho (01:18)

Já falta pouco para iniciarmos mais um mês lunar. Amanhã, o Sol e a Lua reúnem-se em Caranguejo, a casa natural da Lua.

Agora estamos na chamada «Lua negra», os dias anteriores à Lua Nova, mais propícios para olharmos para dentro de nós. É tempo de finalizar algumas coisas, de pôr outras em ordem e de pensarmos nas intenções que temos para o próximo mês. Assim que a Lua começar a crescer, depois de dia 10, devemos aproveitar o seu apoio para nutrirmos o que queremos ver crescer na nossa vida.

Esta lunação marca o início de uma nova fase emocional. Desde que o Sol entrou em Caranguejo, no dia 20 de Junho, temos vindo a pensar como nos havemos de sentir melhor na nossa pele. Andamos em busca daquela paz interior que vem da certeza de termos um lugar que é nosso, que vem de sabermos que somos amados. Andamos em busca do conforto e da segurança nas nossas «casas», seja na nossa casa propriamente dita, no sítio onde trabalhamos, dentro da nossa pele, dentro da nossa mente…

E temos tido vislumbres dessa segurança interior, desse sentimento de quem tem um lugar ou um tempo para se regozijar de colo e da sensação de pertencer a algo ou alguém. Mas também temos percebido em que níveis precisamos de trabalhar e de nos esforçar para manter ou elevar esse sentimento de estarmos bem na nossa pele, no nosso espaço e na nossa vida.

Esta Lua Nova vem recordar-nos dos cuidados que precisamos ter connosco, com os outros, com o nosso mundo.

Caranguejo representa a maternidade/paternidade e agora está na altura de entrarmos em maior contacto com esse nosso lado. Esse significado é (também) literal e devemos tomar mais atenção aos nossos filhos e à nossa relação com eles. Haverá celebrações a fazer e outras coisas a ajustar.

Mas também devemos cultivar agora uma atitude mais «maternal/paternal», começando connosco.

O que podemos fazer para cuidarmos melhor de nós? A nível físico, mental e emocional?

Como nos podemos orientar melhor para evoluirmos? De que formas podemos alimentar o nosso crescimento?

O que está ao nosso alcance fazer para nos sentirmos mais confortáveis?

Que medidas precisamos de tomar para nos sentirmos mais seguros e confiantes?

Depois de cuidarmos de nós (o que deve ser uma prioridade), devemos então virar-nos para quem temos em redor e tentar perceber o que podemos fazer pelos outros para que se sintam também seguros, confiantes, compreendidos, apoiados, amados…

É uma fase maravilhosa para estreitarmos laços com quem já mora no nosso coração e para tomarmos ações no sentido de elevarmos o nosso sentimento de pertença, de ligação próxima.

Atenção apenas para mantermos a comunicação e a perceção abertas, e não nos deixarmos ir naqueles comportamentos que criámos ainda em crianças. É bom cuidarmos da criança que temos dentro e deixá-la vir à superfície, mas não devemos deixá-la controlar-nos, especialmente se ela se sentir magoada. Sentimentos muito antigos e não totalmente digeridos e integrados podem fazer com que não interpretemos as situações como elas são realmente, agora. (Atenção a birras e amuos)

Portanto, esta é uma boa altura para compreender e integrar memórias emocionais antigas, e deixarmos de reviver sempre os mesmos dramas.

A sensibilidade está muito elevada, e por isso devemos aproveitar para compreendermos os outros de uma forma mais profunda, em vez de apenas assumirmos que fazem isto ou aquilo porque são assim ou assado.

Vamos aproveitar, porque é tempo de crescermos, cada um de sua forma… E de apoiarmos o crescimento dos outros, de uma forma carinhosa e compreensiva.

É tempo de proteger e nutrir os rebentos (os inícios) que vemos em diferentes áreas da nossa vida para os vermos a ganhar força e desenvolverem-se plenamente nas próximas semanas.

Feliz Lua Nova em Caranguejo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: