Eclipse da Lua em Touro

Honrar os prazeres divinos da vida terrena

19 de Novembro de 2021

Os Nodos da Lua ainda não mudaram de signo (continuam no eixo Gémeos-Sagitário) mas este eclipse vai ser o primeiro no eixo de Touro-Escorpião (o que não acontecia desde 2014).

A Lua em Touro traz-nos uma energia de abundância, de concretização, leva-nos a utilizar mais facilmente as nossas capacidades inatas e os nossos recursos interiores. A Lua Cheia em Touro a fazer conjunção com a Cabeça do Dragão é uma imagem clara de crescimento, de fertilidade, de segurança e conforto.

Nesta lunação encaramos o «estado em que estamos». De que maneira está a nossa vida na Terra? Será que nos sentimos em harmonia no nosso corpo, na nossa casa, no nosso planeta? Será que nos sentimos bem com o nosso extrato bancário? Será que estamos ligados à nossa parte física, será que nos alimentamos com aquilo de que precisamos, será que nos movimentamos como deveríamos? Será que honramos o nosso corpo, será que apreciamos os diversos prazeres (divinos) da vida terrena?

Esta é uma fase para elevarmos a nossa auto-estima, o nosso amor próprio. Para isso, devemos reconhecer as nossas qualidades, os nossos talentos, as nossas conquistas. Devemos ter muita consciência das nossas prioridades, cada vez mais. A nossa vida na Terra é limitada (em tempo, em circunstâncias) e cabe a cada um de nós torná-la o mais propositada possível. Entre centenas ou milhares de opções que nós, privilegiados, temos diariamente (e ao longo da vida), podemos e devemos dar prioridade ao que nos faz sentir mais realizados, mais seguros, mais felizes.

A Lua em Touro convida-nos a experimentar e elevar o nosso sentimento de abundância, que está intimamente ligado ao nosso sentimento de gratidão e de generosidade. A angústia de não ter ou o medo de vir a perder tanto podem ser sentidos por alguém com alguns tostões como por alguém com milhões. A realidade pode ser totalmente diferente, mas a sensação pode ser igual. E a nossa qualidade de vida, a partir do momento em que temos o essencial garantido, passa totalmente por aquilo que sentimos.

O sentimento de segurança, algo que todos desejam, tem de ser construído a partir de dentro. A nossa segurança não deve estar dependente de algo exterior a nós. Ela deve ser proveniente das nossas capacidades, das nossas qualidades. Aquilo que temos é um reflexo daquilo que acreditamos que merecemos. O que temos é o resultado do que fazemos e o que fazemos depende daquilo de que nos achamos capazes e merecedores.

Esta é uma excelente altura para ganharmos maior consciência das nossas capacidades e do que podemos conquistar. Estamos a elevar o nosso valor, a apostar mais em nós. Na demanda da valorização, que nos é pedida agora, é essencial alimentarmos duas grandes qualidades: a gratidão e a generosidade.

A primeira nasce e cresce à medida que damos mais atenção a tudo o que tantas vezes tomamos como garantido: o dom da vida, a saúde, boas relações, o trabalho,… Quanto mais específicos formos a procurar razões para estarmos gratos, mais felizes nos tornamos. Claro que podemos ocupar-nos a procurar provas acerca de tudo o que está (e que pode vir a estar) mal na nossa vida e no mundo, alimentando em nós a amargura e a infelicidade… É uma questão de escolhas…

Quanto à generosidade, é uma maneira linda de elevarmos o valor do mundo. Quando nos dedicamos a perceber bem o que temos de melhor, o que temos em abundância, quais são os nossos talentos e qualidades, descobrimos que dar e retribuir nos faz sentir ainda mais gratos.

Acerca do Sol, que estará a iluminar a Lua a partir do signo de Escorpião, junto da cauda do Dragão, ele convida-nos a desapegarmo-nos de medos, de dependências, de situações de crise. Somos convidados a perceber que as soluções que procuramos podem ser mais simples do que aquilo que esperávamos. Muitas vezes temos a mania de engrandecermos os problemas, de fazer tempestades em copos de água, de nos acharmos pequenos perante os desafios da vida… Mas agora estamos a ser lembrados de confiar mais e simplificar. Não podemos resolver todos os «problemas» da vida hoje. Mas hoje podemos resolver algumas coisas, podemos começar, podemos tentar. E amanhã continuamos a tentar.

Vénus é a regente da Lua e está em Capricórnio, fazendo o trígono com Úrano. Isto diz-nos que é tempo de alterarmos algumas das nossas prioridades, de forma a fortalecer ligações familiares. O empreendedorismo e a criação de sociedades está favorecida. Alterações no emprego ou na forma de trabalhar poderão trazer benefícios financeiros. A flexibilidade e a capacidade de adaptação surgem agora como recursos interiores essenciais para a conquista da estabilidade e segurança desejadas.

O oposição entre Marte e Úrano, faz parte da energia do eclipse, mas vai sentir-se mais intensamente nos dias anteriores (15 a 17 de Novembro). Devemos ter muito cuidado com este tipo de energia, pois é muito impulsiva e dada a explosões, ataques ou acidentes. Esta energia pode simbolizar uma libertação de frustrações, de ressentimentos, de raiva… Para melhor canalizar este tipo de energia e torná-la mais benéfica, devemos pensar acerca do que precisamos revolucionar na nossa vida, onde precisamos de alterar a nossa forma de fazer as coisas. Será bom procurarmos fazer algo diferente, mas que não seja demasiado brusco.

Mercúrio vai estar próximo do Sol e num belo trígono com Neptuno, também antes do eclipse, o que irá apaziguar as súbitas surpresas e alterações. O contacto entre Mercúrio e Neptuno, apesar de passageiro, dá-nos a oportunidade de nos ligarmos aos outros de uma forma mais sensível e compreensiva, permite-nos ouvir além das palavras; eleva-nos ao reino dos sonhos, aumenta a intuição e a nossa capacidade imaginativa. E faz-nos lembrar que, se somos capazes de imaginar, também podemos ser capazes de concretizar. E este eclipse trará, de certo, concretizações e materializações daquilo que antes já foi apenas uma ideia ou um sonho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: