A união dos amantes divinos

Vénus e Marte em conjunção

Em viagem, juntos

A conjunção exata entre estes dois planetas acontece no dia 16 de Fevereiro, mas eles viajam juntos até ao dia 12 de Março. Durante esse período, vão contactar com a intensidade de Plutão (2-4 de Março) e no dia 6 de Março vão acabar por sair de Capricórnio, onde tentamos trabalhar para dar forma às nossas ambições, e entrar em Aquário, uma energia muito mais inventiva e original que devemos aplicar na reformulação das nossas amizades mais queridas, assim como no planeamento de um futuro mais agradável…

Marte e Vénus dentro de nós

Estes dois vão ajudar-nos a reajustar muita da nossa energia motriz.

Marte representa o impulso para agir, a determinação, a vitalidade, o vigor, a assertividade,… Um Marte em desequilíbrio, no mapa pessoal, tende mais a querer fazer valer a sua vontade e pode tender para a impaciência e para a agressividade…

Vénus representa as relações, a sociabilidade, a beleza, o prazer, a diplomacia, o dinheiro,… Uma Vénus em desequilíbrio, no mapa pessoal, tende, a todo o custo, a querer agradar os outros e vive demasiado ligada à aparência e ao «bem viver»…

Como chegar a um equilíbrio?

Esta é uma boa fase para equilibrar as duas energias. É preciso praticar a assertividade sem abdicar da diplomacia e da simpatia. De forma a construir boas relações, a honestidade não deve ser sacrificada em prol da aparente harmonia.

Uns irão precisar de dar mais vigor à Vénus, cuidando de forma mais activa e focada na sua imagem e aparência; dedicando mais tempo a atividades que lhes deem prazer; investindo mais dinheiro em coisas que são realmente importantes…

Outros irão precisar de suavizar o seu Marte, deixando de estar sempre em modo de ataque, ou deixando de acreditar que têm o mundo todo contra si; poderão praticar exercícios mais calmos para baixar os níveis de stress no corpo; deverão estar mais atentos às necessidades dos outros e ao que poderão fazer para os ajudar…

Este trânsito pode ajudar-nos a perceber o quanto podemos conseguir realizar juntos.

A um nível íntimo e interior, estes dois planetas juntos representam paixão, uma energia calorosa, de entusiasmo e enlevo total que pode e deve ser direcionada para uma relação amorosa, mas também para outras áreas, de forma a sentirmo-nos mais vivos e mais capazes de operar mudanças na nossa vida.

Estaremos dispostos a criar uma verdadeira harmonia, que seja duradoura e que se sinta por dentro e por fora. Para isso temos de fazer uso da nossa coragem e agir de maneira focada em determinadas áreas da nossa vida onde simplesmente temos «deixado andar». Às vezes, o «deixar andar» leva-nos onde não queríamos estar…

Demasiado do que é bom não é necessariamente melhor. Vénus leva-nos pelos caminhos do que é «bom»: descansar no sofá, comer um bolo, comprar algo bonito,… mas temos de nos lembrar que aquilo que é demais enjoa. Marte vai ajudar-nos a redirecionar as nossas atitudes face ao que é «bom», tirando-nos da dormência e fazendo-nos tomar ações concretas para realmente encontrarmos o melhor além do bom. Algumas coisas na nossa vida precisam de mexida, precisam que façamos uso da nossa força de vontade e da nossa iniciativa para se tornarem verdadeiramente melhores.

Também podemos aproveitar esta energia para fazermos muito mais uso da nossa criatividade e construirmos algo que nos dê muito prazer. De certo não nos faltarão ideias.

O dinheiro é também um tema central nesta conjunção e devemos ter atenção aos gastos por impulso, porque podemos estar mais predispostos a comprar coisas bonitas e luxuosas. Talvez seja boa ideia refrear alguns desejos superficiais e pensar nas finanças a médio e longo prazo antes de fazer uma compra.

A visita dos amantes ao Senhor do Submundo

Os primeiros dias de Março requerem mais a nossa atenção, pois é quando estes planetas contactam Plutão. Plutão tende a mostrar-nos aquilo que é oculto, ensina-nos a levar luz às trevas, pede-nos que limpemos o que deixámos esquecido a apodrecer, e coloca muito mais intensidade na nossa vida. Como tal, os trânsitos que incluem Plutão não são fáceis, pois obrigam-nos a lidar com coisas que normalmente nos esforçamos bastante para evitar… Contudo, permitem-nos renovar a nossa energia de uma forma completa e profunda.

A conjunção de Marte e Vénus com Plutão será bem mais fácil se até lá nos dedicarmos conscientemente a efetuar as mudanças necessárias:

  • canalizar a paixão de forma positiva, criativa e honesta (é uma altura de revelações de segredos);
  • aprender a criar e manter a harmonia nas relações sem prejuízo pessoal (não fazer só o que se quer e não fazer só o que o outro quer);
  • compromisso em fazer o que é necessário para melhorar as nossas condições, sejam físicas (como saúde e aparência, por exemplo), emocionais, financeiras, relacionais,…
  • aliviar o egocentrismo: tanto aquele que nos faz pensar que somos muito melhores, como aquele que nos faz pensar que somos muito piores ou que estamos muito pior que os outros. Para isso, devemos cultivar uma maior consciência do Eu como parte que integra um Todo (casal, família, equipa, sociedade,…). Não é uma questão de diminuirmos a nossa importância, mas sim de nos focarmos no que temos para dar ao mundo, em vez de pensarmos apenas no que o mundo tem para nós.
  • Precisamos de abandonar medos, dependências e vícios e isso é sempre melhor quando tomamos a iniciativa, em vez de esperarmos que a vida nos obrigue.

A partir de 6 de Março, a entrada de Vénus e Marte no signo de Aquário ajudar-nos-á a levar uma energia rejuvenescida, vibrante, magnética e apaixonada para o campo das nossas amizades, de forma a sentirmos profundamente que somos parte de algo importante e que podemos fazer a diferença no mundo à nossa volta, começando pelas pessoas mais próximas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: