O nosso trabalho sagrado

Lua Cheia em Virgem, 18 de Março de 2022

A consciência das falhas

Quando a energia de Virgem está mais elevada, como acontece por estes dias, anda meio mundo à cata de defeitos no outro meio mundo. E sim, não são difíceis de encontrar.

A consciência dos erros e das falhas é importante para que possamos corrigir comportamentos, mas devemos ter o cuidado de não nos perdermos em críticas, culpabilizações e martírios sem fim. E ainda é importante lembrar que mais vale encontrarmos um defeito em nós do que mil nos outros – o nosso podemos corrigir.

Virgem dá-nos este «super» poder discriminatório para percebermos o que está mal, o que está incompleto, o que é desnecessário e inútil. É óbvio que podemos facilmente cair no erro de nos focarmos demais naquilo que não está bem, perdendo de vista a globalidade da questão, da circunstância, da vida, da pessoa… Acabamos por reclamar mais do que aquilo que agradecemos…

Uma das ilusões da vida é acreditarmos que o mundo é real e objetivo. O nosso mundo depende da forma como olhamos para ele. Duas pessoas na mesma situação podem ter interpretações diferentes que as levam a sentir emoções diferentes. A nossa qualidade de vida não depende apenas dos acontecimentos, depende do que escolhemos pensar acerca deles.

Ganhar uma visão mais abrangente

Temos agora uma oportunidade de ouro para encaixar pequenos pormenores num panorama mais global.

Devemos chegar a soluções que nos levem a integrar em vez de dividir, que nos levem a unir os pontos, a ter uma visão mais holística de tudo. O que quero dizer com isto é que podemos ter consciência de um problema muito específico, que pode ser no trabalho, na saúde, etc., mas para resolvê-lo teremos de desenvolver uma abordagem mais alargada, relacionada com diversos hábitos e modelos de organização da nossa vida, que, à partida, até podiam nem parecer relacionados com o nosso «problema».

Na verdade, continuamos a ter duas opções quando nos deparamos com uma «dor»: tomamos um comprimido que nos faz deixar de sentir a dor temporariamente, ou procuramos as causas da «dor» para a conseguirmos eliminar de vez.

Se esbarramos várias vezes na mesma parede, talvez seja hora de nos afastarmos um pouco para ter uma visão mais abrangente dessa parede. Se calhar ela tem uma porta uns passos mais ao lado.

Portanto, esta Lua Cheia pode trazer-nos uma chave importante para resolver algum problema que nos tenha andado a chatear, desde que mantenhamos a mente bastante aberta, pois a solução deverá ser mais intuitiva e criativa do que lógica e linear.

Resolução e dedicação

Além de ser uma fase de resolução e de cura, este é também um excelente período para nos dedicarmos mais (ou melhor) ao serviço que temos para oferecer ao mundo. Pessoas felizes gostam de se sentir úteis, gostam de contribuir, de fazer alguma coisa por quem precisa. E quem se sente útil, quem sabe que contribui para melhorar a vida de alguém, sente-se mais feliz… Esta até é uma receita simples para dias mais felizes, não?!

Em geral, chegamos agora a um ponto em que sentimos a necessidade de reajustarmos os nossos dias de forma a entrarmos em maior sintonia. Isto pode acontecer com uma inscrição no ginásio, com uma mudança no trabalho, com mais legumes na alimentação, com prática de artesanato, …

Nesta Lua Cheia devemos olhar honestamente para os nossos hábitos e para a forma como passamos os dias em geral. Temos a oportunidade de descobrir coisas importantes sobre nós, assim como formas criativas de melhorarmos as nossas condições.

Os próximos dias têm um grande potencial de aprendizagem e devemos estar dispostos a libertar-nos de velhas roupagens, para nos prepararmos para desenvolver uma nova fase nas nossas vidas.

Feliz Lua Cheia!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: